Fãs de Maria Bethânia levam 'Grammy' de Melhor Álbum de Música Global para as ladeiras de Olinda
15/02/2026
(Foto: Reprodução) Fãs de Maria Bethânia levam 'Grammy' para as ladeiras de Olinda
A conquista dos irmãos Maria Bethânia e Caetano Veloso no Grammy 2026, na categoria de Melhor Álbum de Música Global, chegou ao carnaval de Olinda. O bloco Filhos de Betha, que tradicionalmente homenageia a cantora baiana, levou o orgulho do protagonismo brasileiro pelo mundo ao Sítio Histórico da cidade neste domingo (15).
Com uma “réplica” do famoso gramofone dourado, a foliona Maílde Amorim celebrava a conquista dos ícones da MPB. Ela conta que o troféu foi confeccionado de forma coletiva, com isopor e papel dourado.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
"Esse troféu foi feito a seis mãos: as minhas, do meu amor e da minha sogra", conta Maílde.
Essa é a primeira vitória de Bethânia no Grammy. Caetano já tinha vencido o prêmio em 2000 pelo álbum “Livro” (1997) na mesma categoria, então denominada "Melhor álbum de world music", e em 2001 por produzir "João Voz e Violão", de João Gilberto.
De acordo com Carlos Albuquerque, um dos organizadores do bloco, os integrantes são fãs de Bethânia e desfilam há quase dez anos pelo carnaval olindense cantando sucessos da artista, como “Reconvexo”, “Negue” e “Olhos nos Olhos”.
"Esse bloco presta homenagem a esse ícone de nossa cultura. Ela [Maria Bethânia], inclusive, conhece o bloco e gosta de ver os vídeos da gente brincando", conta Carlos.
Cerca de 20 foliões se fantasiam em alusão à cantora, com saias compridas e perucas que remetem aos inconfundíveis longos cabelos grisalhos da artista.
Foliões levam Grammy de Melhor Álbum de Música Global para Olinda.
Rafael Souza/g1 PE
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias